sexta-feira, 15 de agosto de 2014

STJ decide a favor de poupadores em julgamento sobre planos econômicos

O STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu ontem a favor dos poupadores, novamente, no julgamento de um recurso sobre perdas com os planos econômicos. No julgamento em questão, o tribunal avaliou que todos os clientes do Banco do Brasil, de todo o país, que tinham caderneta de poupança na época de adoção do Plano Verão (janeiro de 1989), terão direito a ter ressarcidas eventuais perdas no rendimento de suas aplicações.

O julgamento diz respeito a uma ação civil pública movida em Brasília contra o Banco do Brasil por conta das perdas na poupança decorrentes do plano Verão. O poupador venceu a ação, gerando o entendimento de que poupadores do Banco do Brasil teriam direito ao ressarcimento de perdas com o plano Verão. 

O Banco do Brasil ainda pode recorrer. O Banco do Brasil e o Banco Central defendiam, contudo, que a ação deveria valer apenas para os poupadores do Distrito Federal, onde foi movida a ação. O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor), que moveu o recurso, defendia que a repercussão dessa decisão deveria ser nacional, interpretação que prevaleceu no julgamento.... FOLHAPRESS.

Nenhum comentário: